Portal da Prefeitura de São Paulo Prefeitura de São Paulo
Recreart
Recreart
Notícias

Secretaria Municipal de Cultura promove “Bailinho de Carnaval” para crianças no encerramento do Carnaval de Rua de São Paulo

Parque Mário Covas recebe programação infantil com oficinas e bailinho de carnaval no dia 14 de fevereiro, último dia do calendário oficial do Carnaval de Rua da cidade

Às 16h, o grupo Triii canta e conta histórias da cultura popular brasileira, num espetáculo que interage musicalmente com crianças e pais
Às 16h, o grupo Triii canta e conta histórias da cultura popular brasileira, num espetáculo que interage musicalmente com crianças e pais

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) promove atividades de carnaval voltadas para o público infantil no Parque Mário Covas para encerrar o período oficial de Carnaval de Rua de São Paulo, no domingo, dia 14 de fevereiro, a partir das 10h.
Esta iniciativa reforça o caráter democrático da festa, além de propiciar a interação e ocupação do espaço público pelas crianças e seus familiares. As atividades propostas englobam música, oficinas de máscara e fantasia e uma ciclofaixinha.
Um dos destaques da programação do dia é o Bloquinho Musicriando, a partir das 10h. O grupo formado por Edí Holanda e músicos convidados interagem com os pequenos por meio da música, interpretando canções do universo infantil, folclórico e autorais.

A Banda Paralela, que se apresenta a partir das 11h, traz uma formação de cinco instrumentos de sopro e dois percussionistas que embalam a plateia com temas da tradição das bandas brasileiras a partir de uma sonoridade inovadora. As apresentações tem um caráter performático e lúdico que encantam plateias de todas as idades. A variedade musical privilegia os ritmos brasileiros, como samba, maracatu, xote, maxixe e baião, porém abre espaço para experiências com gêneros pouco usuais para essa formação, como rock, black music, pop, funk, e até dance music.

Em seguida, é a vez da Trupe Pé de Histórias – Carnaval da Trupe cantar marchinhas de Carnaval a partir das 14h30. Para encerrar o dia, o público infantil pode ouvir a divertida história do “Macaco e a Banana” interpretada pelo grupo Triii, às 16h.

Durante todo o dia, acontecem atividades paralelas às apresentações citadas acima. Dentre elas, estão brincadeiras tradicionais, oficinas de máscara e fantasia, e de confeccção de xequerê, instrumento de origem africana.

As crianças que quiserem curtir o bailinho com suas bicicletas poderão participar da atividade “Ciclofaixinha”, no trecho da Avenida Ministro Rocha de Azevedo. Os pais poderão acompanhar todo o trajeto, que contará com monitores. Todas as atividades são gratuitas.

Confira a programação completa do “Bailinho de Carnaval”
| Dia 14/2, entrada franca

Banda Paralela
Com uma formação básica de cinco sopros e duas percussões, o grupo procura resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. O antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda. Dualidades viram coerência a partir dos arranjos criativos em cima de repertório altamente insinuante, alegre e inventivo. As performances proporcionam um ambiente lúdico que encanta a garotada e públicos de todas as idades. A variedade musical privilegia os ritmos brasileiros, como samba, maracatu, xote, maxixe e baião, porém abre espaço para experiências com gêneros pouco usuais para essa formação, como rock, black, pop, funk, e até dance music.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 às 11h – Classificação: Livre. Duração: 50 minutos – Entrada Gratuita.

Trupe Pé de Histórias – Carnaval da Trupe
Resgatando marchinhas tradicionais e misturando as músicas atuais, a Trupe, que é um pé de histórias, deixa florescer o amor entre um folião e uma boneca que ganha vida.
Com muita música, história, confete e serpentina, pais e filhos vão tirar o pé do chão!!!

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 às 14h30 – Classificação: Livre. Duração: 60 minutos – Entrada Gratuita.

Grupo Triii – Histórias que Cantam
O grupo Triii canta e conta histórias da cultura popular brasileira, num espetáculo que interage musicalmente com crianças e pais. Além das canções, o show conta com brincadeiras com a plateia, histórias com música do “Macaco e a Banana”, performances com pandeiros e outros instrumentos inusitados, como colheres e canos de PCV. No final, muita dança com o bailinho de carnaval! Em “Histórias que Cantam” o Triii prioriza um contato alegre e direto com o seu público, num show interativo e cheio de desafios.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 às 16h – Classificação: Livre. Duração: 60 minutos – Entrada Gratuita.

Recreart
Brincadeiras tradicionais, roda de música e oficinas divertem e educam na apresentação. A recreação, tratada aqui como o brincar livre, dá espaço para a imaginação, a autonomia e o desenvolvimento das crianças. Com dez anos de atuação, o grupo se fundamenta na interação com os pequenos e no estudo contínuo da cultura da infância, do brincar e da educação. Pular corda e elástico, rodar pião, jogar bolinha de gude, corre cotia, oficina de artesanato, montagem de cabanas e muito mais. Um convite à brincadeira.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 Durante todo o evento – Classificação: Livre – Entrada Gratuita.

Bloquinho Musicriando
Grupo formado por Edí Holanda e músicos convidados que levam interatividade musical ao vivo para bebês, crianças e adultos, com brincadeiras musicais do universo infantil, folclórico, cultural, com canções de domínio público e autoral num formato de rodas dançantes, cantantes e interativas!

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 das 10h às 10h40 e das 12h30 às 13h – Classificação: Livre. Duração: 40 minutos – Entrada Gratuita.

Oficina de Fantasia e Máscaras
“Fantasias de criança” é uma vivência criativa que ajuda a estimular a imaginação das crianças através de adereços, máscaras, capas de super-herói, chapéus, plumas etc. As crianças são convidadas a criar juntas os modelos e muitos personagens surgem na hora da concepção. Nesta edição, as crianças terão a oportunidade de montar fantasias e máscaras para curtir o Bailinho à caráter e se divertir de monte!

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 às 12h e às 14h – Classificação: Livre. Duração: 180 minutos – Entrada Gratuita.

Oficina Xequerê
No dia 14 de fevereiro, domingo, o músico, percussionista, luthier de tambores e educador Afonsinho Menino estará na Avenida Paulista, das 12h às 16h. A convite da Prefeitura de São Paulo, ele vai ministrar a Oficina de Confecção de Xequerê para crianças, durante a programação especial de Carnaval. Os participantes vão aprender a fazer o instrumento de origem africana e sair tocando.
O xequerê consiste numa cabaça seca envolta por uma rede de miçangas. Para tocar o instrumento, basta agitá-lo de acordo com ritmo desejado. A aprendizagem da confecção ocorre de forma lúdica e prática, a partir de metodologia própria desenvolvida por Afonsinho, com mais de 30 anos de experiência. De nó em nó, coordenadamente, os instrumentos vão sendo montados. O xequerê tem conquistado cada vez mais espaço nas manifestações e festas populares como o Carnaval.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 às 12h – Classificação: Livre. Duração: 180 minutos – Entrada Gratuita.

SLOW KIDS

A partir de objetos de pequeno, médio e grande porte, o público resgata o tempo e o lugar do brincar nas casas, quintais, praças e espaços públicos das cidades.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 Durante todo o evento – Classificação: Livre – Entrada Gratuita.

Kombi dos Jogos – Brinquedos e Brincadeiras
A Kombi dos Jogos é uma iniciativa que tem como principal objetivo incentivar a cultura do brincar na cidade de São Paulo, através da criação de espaços lúdicos, abertos e democráticos, que promovam vivências significativas de troca, experimentação e encontro com o outro. Uma Kombi, repleta de jogos serve como base do projeto, que desenvolve suas atividades em diversas regiões da cidade, respeitando as características e necessidades do local visitado e das pessoas ali presentes. Os jogos, brinquedos e brincadeiras, são os mediadores deste encontro, onde pessoas de diferentes idades e gerações poderão, (re)descobrir o mundo em que vivem, criar laços e vínculos afetivos e se desenvolver enquanto sujeitos de sua própria história. Dessa forma, contribuímos com a criação de uma cidade mais acolhedora, através da ressignificação de seus espaços públicos, que permitirão o desenvolvimento pessoal, cultural e social de todos os seus moradores. Trarão os Jogos de Tabuleiro, os Jogos de Rua e as Brincadeiras.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 Durante todo o evento – Classificação: Livre – Entrada Gratuita.

 Casa do Brincar
A Casa do Brincar promoverá brincadeiras intercaladas por atividades dirigidas, conduzidas por oficineiros especialistas, e brincadeiras livres, conduzidas pela equipe de brincadores : Pés de Lata e jogos como “Vai e Vem”, Bambolês, Petecas, Corda de Pular, Elástico, Amarelinha, Bolinhas de Gude.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 Durante todo o evento – Classificação: Livre – Entrada Gratuita.

Ciclofaixinha

Ocupar o espaço urbano com segurança e diversão é a proposta da Ciclofaixinha. Acompanhados dos pais e monitores, as crianças terão um percurso exclusivo onde aprenderão as sinalizações de trânsito como ciclistas.

Serviço: Av. Ministro Rocha Azevedo – 14/02 Durante todo o evento – Classificação: Livre – Entrada Gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *