Palco do Largo da Batata | foto: Fernando Pereira/SECOM
Notícias Sem categoria

Secretaria Municipal de Cultura promove palcos com shows, durante o feriado de Carnaval, nas cinco regiões da cidade

Blocos e artistas convidados se apresentam de sábado até terça-feira em cinco palcos distribuídos por Pirituba (zona norte), M’Boi Mirim (zona sul), Itaquera (zona leste) e Vale do Anhangabaú (centro), além do Largo da Batata, em Pinheiros

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) promove, entre os dias 6 e 9 de fevereiro, cinco palcos distribuídos pela cidade que reúnem blocos de rua – que se apresentam nos palcos – além de shows musicais com bandas residentes e convidados.

Orquídeas do Brasil e Anelis Assumpção convidam Alcione (dia 6); Moraes Moreira (dia 7); Fernanda Abreu (dia 8) e Tulipa Ruiz (dia 9) para o palco do Largo da Batata

Em 2015, a SMC promoveu o Baile da Batata, com o intuito de auxiliar na dispersão dos foliões, além de ser uma opção para curtir o Carnaval de Rua. Por conta do êxito da iniciativa no ano passado, a ideia foi replicada e uma das novidades é a ampliação dos palcos com shows em todas as regiões da cidade: Pirituba (zona norte), M’Boi Mirim (zona sul), Itaquera (zona leste) e Vale do Anhangabaú (centro), além do seu local original, o Largo da Batata, em Pinheiros.

No Largo da Batata, o grupo feminino Orquídeas do Brasil –nome dado por Itamar Assumpção à banda que o acompanhava no início dos anos 1990– e a cantora Anelis Assumpção, filha de Itamar, são os mestres de cerimônia e apresentam um show com músicas típicas de carnaval. Em cada dia do feriado, revezam-se no local Alcione, no dia 6; Moraes Moreira, no dia 7; Fernanda Abreu, no dia 8 e Tulipa Ruiz, no dia 9, como artistas convidados. Assim como no ano passado, blocos carnavalescos também se apresentam para animar ainda mais a festa.

Intercâmbio SP e Festival Rec-Beat

Na região central, no Vale do Anhangabaú, a programação do feriado terá uma abertura especial, dia 6, por meio de um intercâmbio inédito com o Festivel Rec-Beat, do Recife, que há mais de vinte anos a diversidade musical e consolidou-se como um dos mais importantes festivais independentes do Brasil, promovido regularmente durante o feriado de Carnaval no Recife.

A estreia da noite Rec-Beat SP  traz shows bem especiais de Karina Buhr (PE/BA), Dona Onete (PA) e Batida Dj Set (Portugal), o Bloco Odara faz a abertura do palco, “esquentando” o publico a partir das 18h30. A programação também será gratuita e ao ar livre, assim como no Recife. Karina e Batida fazem parte do line-up deste ano do festival, Dona Onete esteve em 2012.

A cantora baiana radicada no Recife, Karina Buhr, apresenta seu novo show “Selvática”, álbum recém-lançado com temática feminista e pegada punk-rock. A paranaense Dona Onete, diva do carimbó, mescla diversas influências e sonoridades do folclore, trará o tremor do jambu e o feitiço caboclo. Finaliza a noite o português, Batida Dj Set, nascido em Angola, cresceu nos subúrbios de Lisboa e divide sua vida entre a produção musical, rádio e o vídeo. Sua música mistura ritmos africanos dos anos 60 e 70 com eletrônica moderna e outras formas de expressão musical urbana que se identifica.

Felipe Cordeiro se apresenta no projeto Lambaderia, no Palco Anhangabaú, ao lado de Manoel Cordeiro, Beto Barbosa e Fafá de Belém

No domingo, o Anhangabaú será encerrado com a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, que convida o cantor Samuel Rosa, do grupo Skank. Na segunda-feira, 8, o palco recebe o Bloco Afro Ilú Obá de Min e a cantora maranhense Rita Benneditto. E na terça-feira, quem dá o tom do palco é a lambada, com convidados como Beto Barbosa e Felipe Cordeiro.

Palcos descentralizados

O palco Taipas, na zona norte de São Paulo, terá como banda residente “Os Opalas”, que convidam artistas como Paula Lima, Bebeto, Nereu e Sandra de Sá. A abertura é sempre com um bloco convidado.

O palco Itaquera, na zona leste, terá a banda Glória como residente no sábado, domingo e terça-feira, recebendo convidados como Elza Soares (dia 6),  Pepeu Gomes (dia 7) e Otto (dia 9).

Com 10 anos de história, a banda paulistana Sandália de Prata tem uma trajetória sólida, com um trabalho que passeia com desenvoltura e qualidade pelo samba-rock, gafieira e partido alto, com temperos de jazz, soul e rap. Em M’Boi Mirim, zona sul, o grupo comanda o encerramento dos palcos no sábado, domingo e terça-feira sempre recebendo um convidado: Ellen Oléria (dia 6), Simoninha e Max de Castro (dia 7) e B Negão (dia 9). No dia 8, segunda-feira, quem se apresenta é o bloco Afro É Di Santo. No sábado, a Casa de Cultura da Freguesia do Ó recebe o Bloco Urubó para um baile de carnaval.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

21h às 22h – Batida DJ Set

17h às 18h –  Bloco 77 – Os Originais do Punk
18h30 às 19h30 –  O Espetacular Bloco da Charanga do França